quarta-feira, 11 de abril de 2012

Por que os árbitros erram?




Por que os árbitros erram?
...talvez do mesmo jeito que nós técnicos erramos em uma escalação infeliz ou substituição equivocada. 

Erros semelhantes aos dos pais que cobram além do limite da idade e capacidade da criança e iguais aos dos atletas quando perdem o jogo. (Alias nunca presenciei, durante o jogo, um árbitro contestar a formação tática de um técnico, reprovar a atitude de um pai em relação ao filho ou criticar o rendimento de um atleta). 
O futsal também é um jogo de erros... quem erra menos vence.

Acredito que quando se tem uma equipe forte e bem treinada (fisicamente, tecnicamente e emocionalmente) ninguém conseguirá influenciar o resultado, se assim posso dizer. Não há como lutar contra a natureza quando um time tem perfil de vencedor. Precisamos esquecer a arbitragem assim que começar o jogo e, principalmente, não valorizar demais as derrotas. Em competições se perde mais do que se ganha e sempre que comemorarmos demais as vitórias, sofreremos demais com a derrotas. Aprendamos: Nas derrotas só tem um culpado... a equipe adversária!

Enfim, não tenho procuração para defender os árbitros, mas como torcedor admiro Valter C. Carmo que foi feliz quando escreveu: "O arbitro é o filho de duas mães".

Vale lembrar: Será que o saudoso árbitro Wanildo Veck errou em viajar naquele fatídico dia? Se errou, Deus também em levá-lo tão cedo.

Ninguém erra por que quer.

Prof. Iran

Nenhum comentário:

Postar um comentário